A New York Foundation for the Arts estreia neste sábado dia 08 uma exposiçãoo com os 20 artistas do Immingrant Program, selecionados em 2014. Dentre eles, temos uma representante brasileira, a musicista Cândida, que lança o filme/videoclipe “Memória e Fado”, inspirado na música de Egberto Gismonti.
O filme inédito foi selecionado pelo curador Julian Howard para participar da exposição Archimedes’ Bathtub, da New York Foundation for the Arts (NYFA). Desde o ano passado Cândida faz parte do programa Immigrant Artist, da NYFA. Gravado no teatro da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), tem criação de Bernardo Néder e Guilherme Marques e da própria artista.
No lançamento, na tarde do dia 08, a artista brasileira fará um concerto ao vivo na galeria Lorimoto. Outros videoclipes da carreira de Cândida também serão exibidos, como o da música Yema Samba, gravado em Salinas da Margarida (Bahia) e da música O Mapa da Minha Casa, filmado no litoral norte paulista com patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e direção do baiano Cássio Neves.
CLIPE No filme que será lançado no próximo mês, as imagens se mostram sensíveis a tradução do sofrimento do fado, remetendo `a atuação de uma artista que se dedica solitária a sua arte. Ainda no filme, sombras, neblinas e fumaça desembocam na referência do mar, elemento marcante na carreira de Cândida. “As águas são uma presença contínua na minha vida e na minha arte, até mesmo quando estou num teatro, fechado, tocando piano sozinha”, justifica ela.
BANHEIRA DE ARQUIMEDES O nome da exposição Archimedes’ Bathtub, que após o lançamento segue até o dia 23 de agosto, faz referência `a lenda de que o inventor grego, ao descobrir o princípio de deslocamento da água enquanto tomava banho, teria saído nu pelas ruas de Siracusa gritando “eureka!” (‘encontrei!’, no grego antigo). O episódio pode ser considerado como uma parábola em que um indivíduo pode observar melhor sua existência no deslocamento daquilo que o rodeia.
Segundo divulgou a fundação responsável pela exposição, essa metáfora foi utilizada para olhar para fora de New York e identificar 22 artistas [AM1] entre os participantes do programa de imigrantes. Além do vídeo de Cândida, faz parte da exposição escultura e desenho, instalações, fotografias, pinturas e performances. A curadoria é assinada por Julian Howard, educador e escritor cujas bases artísticas são no Brooklyn, onde é fundador da Outlet Fine Art e diretor da Associated Gallery.
HOMENAGEM Egberto Gismonti, compositor da música Memória e Fado, é um dos músicos brasileiros mais conhecidos e respeitados no mundo. Sua música transita entre o erudito, o jazz e a música popular com influências internacionais. “Essa obra de Egberto Gismonti é uma de suas peças raras, não tão conhecida. Interpreto uma versão para piano solo, escrita pelo próprio Gismonti, em 2004, especialmente para o meu recital do mestrado, quando dissertei sobre o pianismo dele para a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)”, detalha Cândida.
CARREIRA Professora do curso de Música da Unirio, Cândida se identifica como ‘baioca’: meio baiana, meio carioca. Nos últimos anos ela tem se dedicado as suas obras autorais como cantora e compositora. Seu EP Cândida, recebido com empolgação pela cena nova-iorquina, contém músicas com linguagem mista entre a eletrônica e o acústico. Cândida, que iniciou sua carreira no cenário erudito, promete ainda para este ano novos trabalhos na sua atuação como pianista. Em 2013, ganhou o Prêmio Funarte para Residência Artística Internacional que a levou para New York, onde aprimora suas pesquisas na área de Performance e Inovação em Educação Musical.
As atividades de Cândida podem ser acompanhadas em seu site www.candidaoficial.com.br e em suas redes sociais.
FICHA TÉCNICA
Memória e Fado, de Egberto Gismonti.
Piano: Cândida Borges.
Criação: Cândida Borges, Bernardo Neder e Guilherme Marques
Direção, Edição, Captação de Imagens: Bernardo Néder
Assistência de fotografia: Ronaldo Land
Captação e Edição de Áudio: Guilherme Marques
Rio de Janeiro, 2013.
Sala Villa Lobos, UNIRIO – agradecimento especial.
SERVIÇO
Lançamento e exibição do filme da música “Memória e Fado”, por Cândida Borges
8 a 23 de Agosto
Lorimoto Gallery – Brooklyn, NY
Facebook